terça-feira, 21 de abril de 2009

Editorial

Provocação

Ao olharmos para a história do rádio jornalismo brasileiro acreditamos ser necessário desencadear uma discussão: por que não criar algo novo para um novo suporte? A entrada do jornalismo na rede possibilitou um novo meio para se trabalhar a notícia. Uma gama de recursos permitiu publicações no formato digital com base no hipertexto. Tendo como pressuposto que a web é uma mídia constituída, com característica técnica e linguagem próprias, propomos discutir o “rádio web jornalismo” como um formato novo de produto ao invés de adaptar o jornalismo radiofônico para a web. Maior interatividade, possibilidade de usar texto escrito e imagens, capacidade de arquivar material, dinâmica e objetividade do relacionamento informação/internauta, são algumas das características que determinam a linguagem diferenciada de um “rádio web jornal”. O ritmo da mudança tecnológica tem acelerado hoje a tal ponto que os profissionais são desafiados a reavaliar suas ferramentas e suas potencialidades em cada novo suporte de informação. Ignorar o atual estágio virtual que a internet vem proporcionando ao rádio jornalismo é fechar os olhos para a atualidade.