segunda-feira, 19 de abril de 2010

O futuro da propaganda nas mídias digitais

A publicitária Eliana Pereira de Araújo em entrevista ao GRUPPEM, explicou como é a relação da propaganda com as mídias digitais como rádio e TV.
Durante a entrevista realizada no Laboratório de Rádio do Departamento de Comunicação Social da Unitau, vários temas foram abordados como o futuro da propaganda nas novas mídias digitais, o comportamento do consumidor e a publicidade na internet.

A publicitária ressaltou que a propaganda tem a função de criar relacionamentos com o público baseados na interatividade. A propaganda nas mídias digitais se contextualiza e se adapta aos meios de comunicação e gera experiências para o consumidor, que atualmente, exige espaço e participação na construção da publicidade.

Eliana também falou sobre a freqüência da propaganda e a possibilidade de mudanças de conceitos e adequações para as mídias digitais. A internet também foi um dos temas abordados. “ A internet pode sim ser considerada uma boa mídia no que diz respeito ao retorno publicitário. Ela gera um alto poder de envolvimento e experiência com a marca. Acho que esse é o grande quesito para a interatividade pedida nesse meio” diz a publicitária.
De acordo com Eliana Araújo a forma de fazer publicidade na internet também é diferente em alguns aspectos, mas é complementar às formas tradicionais conhecidas. É uma mídia que também serve como referência na pesquisa por diferentes tipos de produtos. A publicidade produzida na internet, aceita vários produtos dependendo da abordagem.

A publicitária conclui a entrevista lembrando que atualmente os consumidores mudaram, que hoje participam do processo de criação da propaganda.

Eliana Pereira de Araújo é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Campinas (PUCC), com especialização em Gerência de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Eliana também é professora do Departamento de Comunicação Social da Unitau.

Daisyane Mendes

Ouça a entrevista completa em nosso PodCast